Ter um site é realmente importante?

Ter ou não ter um site em 2022? O que é isso de presença digital? Será que realmente preciso disso para o meu negócio? 

Já se deve ter questionado acerca deste assunto, afinal de contas, toda a marca de sucesso que conhecemos tem um site próprio, independentemente do segmento, local geográfico ou até mesmo da dimensão da empresa. 

Se ainda está indeciso, nós ajudamos! Nomeamos 6 razões, pelas quais se tornou essencial para o crescimento do seu negócio ter um site próprio.

1. Alcançar novos públicos

novos publicos

Não basta ser conhecido nas redondezas, pela família ou amigos, nos dias de hoje todos têm de poder encontrar o seu negócio. 

Todos recorremos aos motores de pesquisa quando precisamos de encontrar um produto ou um serviço, logo nada melhor que possuir um site para que possa mostrar o que a loja, escritório ou negócio têm para oferecer. Claro que para isso é necessário um uso correto de palavras-chave e uma boa estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca). 

Com um SEO bem estruturado conseguirá uma melhor visibilidade no Google ou em outros motores de busca.

2. Ganhar credibilidade

credibilidade

Quem nunca teve dúvidas ao comprar algo através das redes sociais. Será que a loja existe? Será que são de confiança? Pois nada melhor que um site para adquirir credibilidade para a sua empresa ou negócio. No seu site, você dará a conhecer a sua marca, os seus produtos ou serviços, transmitindo assim uma imagem mais profissional ao Utilizador. 

E claro, existe sempre a concorrência. Se os seus concorrentes já tem site, o seu potencial cliente vai encontrá-los mais facilmente, e não a si!

3. Construir a sua marca de forma independente

Tenha total controle sobre a sua marca. Criar um site permite que decida qual o design, o tom de voz e os valores que o seu negócio irá transmitir aos seus clientes. Para lá dos motivos referidos, você não depende de outras plataformas, o seu site é seu e você é que decide o que colocar nele, sem medo de que de um dia para o outro este não esteja disponível ou que terceiros tenham mudado algo que não seja benéfico para o seu negócio. 

Criando você mesmo, ou contratando uma Agência de Marketing Digital ou um Freelancer Profissional,  você pode escolher o que melhor se adequa ao seu negócio, desde a estrutura das páginas, a informação que quer transmitir aos seus clientes, a palete de cores ou a tipografia. Crie algo que o destaque e irá sobressair da sua concorrência.

4. Relação com o cliente

A relação com o seu cliente é extremamente importante, mas não precisa de levar o dia inteiro a responder a questões e dúvidas com medo de deixar algum insatisfeito.

Através das páginas Sobre e Contactos, páginas de produto ou serviços com descrições detalhadas, fornece toda a informação que o seu cliente precisa sem que este tenha de entrar em contacto consigo. 

Além disso, através de automação de E-mails, pode criar respostas automáticas de agradecimento ou de aviso de receção de forma a que o seu cliente se sinta valorizado.

Necessita de um atendimento mais próximo? Pode sempre colocar um chat diretamente no seu site e responder quando lhe for mais conveniente, mesmo a partir do smartphone.

5. Experimentar e testar!

Um site possui muitas vantagens práticas. Através do seu site pode conhecer os hábitos de consumo dos usuários, coletar dados e muitas outras informações valiosas que podem ajudar a aumentar as suas vendas. Pode testar um produto novo de forma a perceber se este tem potencial sem gastar fortunas em stock, ou até mesmo fazer promoções exclusivas online. Os sites são ótimas oportunidades para testar estratégias de marketing, de modo a preparar mais tarde uma página de vendas irresistível ou aquela campanha sazonal que vai trazer mais resultados.

Outro ponto que um site lhe permite testar são os recursos de design. Com tantas possibilidades de personalização, tornou-se mais fácil alterar e testar quais as opções que melhor funcionam para o seu negócio.

6. Disponível 24h por dia

24h

Qual é o negócio que pode se dar ao luxo de estar aberto 24h por dia? Com a  Internet tudo é possível. Com um site pode alcançar outros países, com fusos horários diferentes, ou até mesmo tirar uma dúvida a um cliente através da informação disponibilizada no site. E claro, este trabalha para si, não sendo necessário a sua presença física para atender o cliente. As oportunidades são imensas.


Precisa realmente de um site em 2022? A Resposta é um redondo SIM! Não possui os conhecimentos técnicos, não quer investir nos serviços de uma Agência de Marketing Digital ou não quer aventurar-se em uma plataforma de criação de sites?

Comece com as redes sociais, vá construindo a sua marca, utilize plataformas de marketing gratuitas, arquitete a sua lista de contactos, compre um nome de domínio certo, e quando estiver pronto, dê ao seu negócio ou serviço o site que ele merece.