Dicas simples para uma boa escolha
Escolher o nome de domínio ideal é crucial para o sucesso do seu negócio online e para a projeção da sua marca. Se a escolha do nome de domínio falhar, e tiver que mudar mais tarde, a sua imagem poderá ficar prejudicada, os ranking dos motores de busca serão afetados e terá que fazer um esforço de marketing para diminuir algum impacto na sua audiência.
Hoje em dia, com muitos nomes de domínio já registados em nome de terceiros, pode ser extremamente complicado arranjar um nome domínio sem dono, mas com algum estudo e criatividade poderá chegar lá.
Ficou assustado, caro leitor? Tenha calma… embora escolher um nome de domínio possa ser uma tarefa árdua, com as dicas abaixo e com alguma ponderação estará muito mais preparado para fazer as escolhas certas e iniciar uma jornada de sucesso online.
1. Prefira as extensões clássicas
Hoje em dia existem muitas extensões disponíveis. Desde as clássicas .com, as associadas aos países como .pt ou .uk, algumas por categoria específica como .org e outras mais modernas como .ninja, .fun, .space etc., que surgiram para combater o congestionamento das extensões mais antigas.
Se escolher uma extensão mais extravagante, pense como a sua audiência irá interpretar essa escolha. Se for possível e se isso estiver alinhado com o perfil do seu projeto, opte por uma extensão clássica e consolidada. Assim, já estará a marcar alguns pontos em termos de credibilidade com o seu público.
Se estiver na dúvida, escolha uma extensão que identifique a nacionalidade do projeto ou opte pelo consagrado .com, até já vem nos teclados de smartphone.
2. Se não estiver disponível, tente negociar
Esta pode ser uma solução viável. Avalie quanto significa para si ter um nome de domínio com a sua marca ou nome do projeto, e se esse valor for compatível com a quantia que o titular do domínio pede, pode ser que faça um bom negócio para ambas as partes.
Verifique a disponibilidade do domínio .pt num dos Registrars oficiais ou faça uma pesquisa no motor de pesquisa do site da dns.pt. Se preferir um domínio .com pesquise no motor da Namecheap. Se fizer uma pesquisa rápida encontrará várias promoções para domínios .pt, mas confira sempre a autenticidade das empresas nacionais na já referida lista oficial.
3. Pesquise antes de registar
Evite nomes parecidos à concorrência e pesquise se existe alguma marca registada no seu país com o nome de domínio pretendido. Esse pequeno esforço, poderá livrar-lhe de futuras complicações nos tribunais arbitrais.
4. Seja rápido
Olhando para os preços e promoções praticados hoje em dia, quando tiver uma boa ideia e tiver a certeza que esse nome de domínio não está ocupado ou não está associado a uma marca, avance rápido!
5. Inclua keywords no nome de domínio
Se o nome de domínio da sua marca ou nome do projeto estiver ocupado, pode incluir uma keywords que estejam fortemente associada ao seu projeto. Puxe pela criatividade e pergunte a outras pessoas o que acham da combinação.
6. Se possível, mantenha-o curto, evite hífens e letras duplicadas
Quase todos os casos de sucesso na Internet possuem nomes curtos e memoráveis e isso não é obra do acaso.
Nomes de domínio curtos, sem hífenes, sem letras duplicadas e com menos de 15 caracteres são mais fáceis de memorizar, causam menos erros de digitação e o seu público fará melhor a associação entre o projeto e o nome.
7. Escolha um nome fácil de pronunciar
Mais uma vez na simplicidade, está o ganho. Se conseguir transmitir verbalmente o seu nome de domínio ou o seu e-mail profissional, será mais fácil divulgar o seu projeto e contactos, e será poupado de algumas situações embaraçosas.
8. Pense no futuro
Se optar por um domínio que seja focado num nicho específico e mais tarde o seu projeto estiver alargado a outras categorias, vale mais a pena começar por uma designação mais geral e mais tarde utilizar algum tipo de subestrutura. Por exemplo, se quer vender alfaces biológicas e tomates biológicos, não comece por www.marcaalfacesbio.pt mas sim por www.marca.pt ou www.marcabio.pt, e só depois expanda para www.marca.pt/bio/alfaces ou marcabio.pt/produtos/alfaces.
Bónus: Utilize ferramentas online
Existem ferramentas para o ajudar a escolher o nome de domínio perfeito, como por exemplo a Nameboy ou o Gerador de Domínios Shopify.
Uma boa estratégia será também entender a sua audiência e o que esta pesquisa através de ferramentas como o Google Trends, Answer The Public ou Ubber Suggest.
Como pode ver, não é assim tão complicado como parece escolher um nome de domínio! Se tiver sorte, o nome da sua marca pode até estar disponível. Senão, já sabe! Seja criativo, pesquise, inspire-se… Ferramentas para o ajudar nessa missão, não faltam!
P.S. Queres ter o teu negócio ou serviços online, mas não te sentes pronto para começar a dar os primeiros passos? Consulta estas dicas para começar um negócio online do zero.