Porque não utilizo Photoshop em 2022?

Os editores de imagem profissionais, são ferramentas conceituadas e que apresentam recursos para fazer magia diante dos nossos olhos. Toda a gente já assistiu a vídeos, onde artistas conseguem transformar por completo um indivíduo ou uma paisagem.

Mesmo com aplicações de design gráfico que correm no navegador, softwares como o Affinity Photo, Photoshop e Paint Shop Pro, lideram o mercado de softwares proprietários no ramo da edição de imagem e estão integrados em suítes com ferramentas igualmente renomadas.

Há alguns anos, deixei de utilizar essas ferramentas por razões diversas: Preço, alternativas open source ou gratuitas e porque a minha utilização era mais casual e necessitava de recursos simples. No Windows lembro-me de utilizar muito o Photoscape,  Paint.net e o Gimp. No Linux, o Gimp/Glimpse foi sempre presença habitual e mais recentemente comecei a utilizar o gThumb e o Krita. Para retoques em imagens cheguei a testar Darktable, DigiKam e RawTherapee, mas isso seriam alternativas ao Adobe Lightroom (edição de RAW).

Sinceramente, quando quero algo que não consigo fazer no Canva, sou fiel ao Gimp e não sinto necessidade de usar outra aplicação para as minhas necessidades diárias. Porém tenho sempre à mão algumas ferramentas de edição de imagem online, pois são extremamente portáteis (para utilizar em outra máquina por exemplo) possuindo muitas vezes até aplicações para Mobile. Estas possuem recursos muito interessantes (como filtros rápidos) mesmo em versões gratuitas e também são muito úteis para recomendar a utilizadores menos experientes.

Em nome da simplicidade e do aviar serviço em qualquer lugar, eis as 5 ferramentas para editar imagens, direto no navegador:

1. Colorcinch (antigo Cartoonize)

Colorcinch Edition

Começamos com uma aplicação mais simples, com poucas ferramentas mas com filtros suficientes para as necessidades mais mundanas. As outras aplicações desta lista possuem recursos mais avançados, mas se precisa de algo rápido e simples para editar uma foto para as redes sociais ou para fazer uma montagem simples, não procure mais!

2. Fotor

Fotor Edition

Esta aplicação apresenta uma abordagem mais objetiva, sendo mais fácil encontrar as ferramentas para marinheiros de primeiras viagens. Este software assenta que nem uma luva para retoques em retratos, dando aquele toque profissional às nossas fotos caseiras.

Na versão gratuita, sente-se alguma limitação nas ferramentas disponíveis, mas só pelas integrações online, ferramentas de retoque e os filtros disponíveis, vale a pena pelo menos um teste.

Esta aplicação faz parte de uma suíte de aplicativos focados em produzir designs gráficos para redes sociais de forma rápida e criativa, estando disponível para Desktop e Mobile.

3. Pixlr E

PixlrE Edition

Esta aplicação é talvez desta lista a que apresenta um workflow e um layout mais semelhante ao Photoshop, possuindo ainda muitos recursos que só encontramos em ferramentas mais complexas como clonagem, esponja, substituição de cor, ajustes finos e filtros de qualidade premium.

Esta aplicação faz parte de uma suíte de aplicativos focados na simplicidade e portabilidade, estando também disponível para Desktop e Mobile.

4. Photopea

Photopea Edition

Tal como o Pixlr E, esta aplicação possui uma apresentação e workflow semelhante ao Photoshop, possuindo igualmente recursos que só encontramos em ferramentas mais avançadas. Comparando mais uma vez com o Pixlr E, esta aplicação possui menos opções clicáveis e é menos polida, mas mesmo assim mantendo uma grande qualidade.

Destaco ainda a importação da cloud, a gravação em .psd e a possibilidade de correr scripts.

5. Polarr

Polarr Edition

Esta aplicação apresenta um layout muito clean e as suas ferramentas focam-se nos efeitos para fotografia, manipulação de cor e luz. A versão gratuita disponibiliza imensos filtros, clonagem, distorções artificiais e a física da lente.

Esta aplicação configura-se como a opção ideal para os entusiastas da fotografia, estando também disponível para Desktop e Mobile.


Então já conhecia algumas destas alternativas? Não perca a oportunidade de experimentar (é só aceder e fazer um login, no máximo!), pois nem só de Photoshop vive o Homem!